Uma Crise Global no Clima Escolar

Perspectivas sobre Estudantes LGBTQ na América Latina

Image
A capa do relatório do GLSEN Research Institute, Uma crise global no clima escolar: Perspectivas sobre estudantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, e queer na América Latina

View this page and the report in English here.

Ver este página y el informe en español aquí.

Uma Crise Global no Clima Escolar: Perspectivas sobre Estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero e Queer (LGBTQ) na América Latina explora experiências escolares de alunos LGBTQ em sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Este relatório foi criado em parceria com a Todo Mejora, uma organização não governamental (ONG) sediada no Chile, dedicada a promover o bem-estar de crianças e adolescentes que vivenciam bullying e comportamento suicida devido à discriminação por orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero.

Em 2016, a GLSEN e a Todo Mejora trabalharam com outras onze ONGs na América Latina para conduzir pesquisas nacionais sobre as experiências de estudantes LGBTQ secundários em sete países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, e Uruguai. Uma Crise Global no Clima Escolar se baseia nesses sete estudos para comparar o clima escolar dos jovens LGBTQ na América Latina. Este relatório explora:

  • Ouvir linguagem preconceituosa de ambos alunos e educadores
  • Experiências de assédio e agressão
  • Efeitos de experiências escolares hostis nos resultados educacionais e bem-estar psicológico
  • A disponibilidade e utilidade de recursos escolares de apoio
  • Semelhanças e diferenças nas experiências dos estudantes nos países

Este relatório também considera diferenças de cultura, idioma, normas sociais e legislação nacional que podem influenciar as experiências de estudantes LGBTQ.